quarta-feira, 22 de abril de 2009

Old School - Shogun



Este é Maurício Rua, conhecido também como "Shogun" em ringues. Quem levou a surra de pau mole, foi o Quinton "Rampage" Jackson, atropelado.

Luta de 2005 no finado Pride, evento de MMA feito pro Shogun, uma pena que acabou, ou que bom, mas isto é uma discussão para depois. Bom, ele como podem ver é naturalmente um striker, um dos melhores na verdade, utilizando a velha base de Muay Thai pra isso mas com um talento extremamente melhor do que seu irmão mais velho, também lutador.

Tem uma boa dose de wrestling nessa luta aqui também, isso não é só agarração porra! Braços presos ao redor do corpo em diagonal, um passado por cima do ombro e o outro do lado oposto por baixo, técnica de esgrima. Se o defensor não souber se evitar passando os braços, tentando somente bater no adversário, vai perder seu equilíbrio, vai cair, se você cai, leva uma boa dose de Ground n' Pound e é nocauteado, já virou essência de luta. Shogun provavelmente tentou isso porque o Rampage tem um solo ridículo.

Ele passou por mals bocados quando voltou a lutar no UFC, não acostumado e sem fôlego para o evento, pois o Pride permitia o uso de esteróides, cansava rapidamente e logo sua atuação era péssima, foi bastante criticado por isso, e com razão.

Novo, agora tem 27 anos e está voltando a lutar em sua velha forma, como lutou neste vídeo. Da pra notar as diferenças de base e guarda entre antigamente e atualmente. Quem viu a luta de sábado sabe a discrepância de técnica, boxe afiadíssimo, combinacões perfeitas, sabendo ainda como encaixar um takedown na hora certa.

Apesar de que é cedo para dizer isso, pela idade ainda promete muito na Lightheavy Weight (Categoria até 93kg), espero um bom resultado na sua próxima luta, provavelmente o perdedor pela defesa do cinturão entre Machida e Evans.

Eu adoro ver estas lutas, o modo agressivo e técnico sabendo combinar muito bem solo com golpes, principalmente as joelhadas, as vezes sinto que como um amigo me disse, estes são guerreiros reencarnados e se encontraram nos ringues.

O que eles fazem de melhor, é lutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário